A homeopatia foi fundada pelo médico alemão Samuel Hahnemann no ano de 1790. Essa técnica terapêutica fundamenta-se no princípio de que semelhante cura semelhante.
Hahnemann experimentou em si mesmo por vários dias a Cinchona officinalis(Quina) e constatou o surgimento de tremores, sede, acessos de febre, palpitações, enfim todos os sintoma característicos de febre intermitente.
Resolveu então ministrar essa substância diluída em um enfermo com esses sintomas, constatando a sua cura. Partiu para a experimentação de várias substâncias com resultados terapêuticos comprovados. Concluiu então, que um paciente deve ser tratado com a substância capaz de produzir em qualquer ser humano sadio, um quadro sintomáticos idêntico ao por ele apresentado.
Esse conjunto de sinais e sintomas obtidos é chamado de patogenesia da substância. Após inúmeras experimentações, Hahnemann publicou em 1810 o "Organon da Ciência Médica Racional", que a partir da sua segunda edição de 1819 recebeu o título de "Organon da Arte de Curar". Esta obra é considerada a base de toda teoria homeopática.
De lá para cá, já mais de duzentos anos se passaram e já foram testados em humanos mais de mil substâncias, formando a farmacopeia homeopática. A homeopatia é praticada no mundo todo, sendo uma terapêutica completamente segura e comprovada, pois a substância é ministrada em diluições não tóxicas. A Homeopatia foi introduzida no Brasil em 1840 pelo médico francês Dr. Benoit Jules Mure.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.