Bases Teóricas



A Medicina Tradicional Chinesa fundamenta-se em princípios espirituais e filosóficos, segundo o qual o TAO(princípio de tudo) emana a energia Qi que gera tudo o que existe no Universo e manifesta-se na forma de energia Yin e Yang, que são energias contrárias e complementares.




Yang: sol, dia, luz, calor, movimento, força, céu, etc
Yin: Lua, noite, escuro, frio, inércia, fraqueza, terra, etc.
Em nosso corpo, a energia vital Qi precisa estar em harmonia para termos saúde. Esta energia Qi é composta de três partes:
  • Energia Ancestral: é o quantum de energia transmitida por nossos pais na hora da concepção
  • Energia Yang: que retiramos do céu(através da respiração)
  • Energia Yin: que retiramos da terra(alimentos e líquidos)
As energias Yin e Yang podem ser repostas, porém a energia ancestral não pode, ela vai sendo dosada à energia Qi durante a vida até que se acaba, quando morremos. Por isso precisamos aprender a usá-la para termos uma vida longa e saudável.

Todo o conceito terapêutico da Acupuntura baseia-se na existência de canais de energia(meridianos), por onde circula a energia Qi, alimentando todos os órgãos, garantindo assim um bom funcionamento do organismo.
São doze canais principais(regulares) e oito canais extras(maravilhosos). A energia Qi percorre os doze canais regulares em vinte e quatro horas, sendo duas horas de plenitude para cada canal e na seguinte ordem:

Pulmão -> Intestino Grosso -> Estômago -> Baço-Pâncreas -> Coração -> Intestino Delgado -> Bexiga -> Rim -> Circulação-Sexualidade -> Triplo-Aquecedor -> Vesícula Biliar -> Fígado

Neste ciclo de energia temos seis canais yang e seis canais yin. Qualquer alteração da energia Qi neste ciclo, seja deficiência, excesso ou bloqueio, provocará síndromes ou doenças.
Os pontos de acupuntura estão localizados ao longo dos canais de energia e são escolhidos de acordo com a síndrome a ser tratada, os canais envolvidos, as propriedades terapêuticas e sistêmicas do acuponto e a técnica adotada  pelo acupunturista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.